Catequese Paroquial

Publicado a 24 de setembro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Como todos sabemos, os tempos que estamos a viver apresentam-se com um enorme grau de complexidade. São várias as dificuldades e desafios que diariamente nos são colocados. Também a reabertura da Catequese Paroquial se debate com alguns imprevistos e, para bem de todos, urge ponderar todos os cenários possíveis, até que se possa, com segurança, tomar decisões que salvaguardem o bem estar e a segurança de todos.

Ontem informei a comunidade paroquial que aceitei os motivos apresentados pela Dona Luísa Alves para deixar de exercer o serviço como responsável da Catequese Paroquial. Um serviço desempenhado com carinho e amor incondicionais.

Hoje, faço saber que este serviço passará a ser exercido pelo catequista João Torres, a quem agradeço a disponibilidade. Será um ano de grandes desafios e estamos certos de que somente unidos conseguiremos corresponder às exigências que nos serão colocadas ao longo deste caminho.

Aproveitamos esta reformulação na direção da catequese paroquial para criar o Secretariado da Catequese. A saber:

Padre Nuno Pacheco (pároco-moderador);

Padre José Joaquim (pároco in solidum);

João Torres (Coordenador da Catequese Paroquial);

Paula Tadeu (Secretária).

Compete ao Secretariado da Catequese preparar o Plano Anual com as diversas atividades relacionadas com a catequese; promover as inscrições de novos elementos no início de cada ano letivo; estimular a formação permanente dos seus catequistas; garantir condições para o bom funcionamento das atividades ao longo do ano; auxiliar o Pároco em assuntos relacionados com a Catequese sempre que necessário.

As dificuldades encontradas no imediato são óbvias: este ano, devido ao perigo de contágio, não poderemos utilizar nenhum espaço além da Igreja Paroquial, da Capela de Nª Srª de Belém, e da Capela de Nª Srª da Paz, na Fonte da Prata. É impossível funcionar este ano com o modelo e horário dos anos anteriores. Soubemos hoje, após realização do Conselho de Ministros, que a situação de contingência em Portugal continental será prorrogada até às 23h59 de 14 de outubro, devido a um quadro de aumento de casos de Covid-19 nas últimas cinco semanas.

Assim, é preferível adiarmos a decisão de reabertura da Catequese para final do mês de outubro, ficando este Secretariado comprometido na criação de um Plano de Contingência, na divisão dos diversos volumes da catequese e na criação de condições que garantam espaços seguros para desenvolver a catequese de forma presencial.

Agradeço a compreensão de todos e invoco a proteção de S. Lourenço, modelo de serviço à comunidade cristã, para o novo ano Pastoral. Agradeço ao João Torres e à Paula Tadeu a generosidade de se colocarem ao serviço da comunidade nesta nova missão que lhes é confiada.

Alhos Vedros, 24 de setembro de 2020

Vosso em Cristo