Centro Social Paroquial

O Centro Social Paroquial de São Lourenço de Alhos Vedros é umaInstituição Particular de Solidariedade Social da Igreja Católica, canonicamente erecta, com personalidade jurídica no foro canónico e civil, pertencente à Paróquia de São Lourenço de Alhos Vedros, com sede no Largo da Igreja, Alhos Vedros, Concelho da Moita.

Abriu inicialmente com o objectivo de sala de reuniões da Paróquia da Igreja Matriz.

Em Outubro de 1973 abriu para efeitos de Jardim de Infância com o objetivo de dar apoiar as mães trabalhadoras de Alhos Vedros (de Segunda – feira a Sexta – feira) e Catequese (Sábados).

Desde o início da sua actividade,  o Centro Social pretende oferecer nas diferentes respostas sociais uma educação que privilegie o pleno desenvolvimento da personalidade de crianças e jovens; a integração social por meio da formação no respeito pelos direitos e liberdades fundamentais e pelo exercício da solidariedade, da tolerância, da liberdade e do diálogo dentro dos princípios democráticos do relacionamento humano; a formação para respeitar, apreciar, assumir e potenciar a cultura, a língua e os valores específicos da realidade local num clima de integração e abertura a outras culturas; e a preparação para participar activamente na vida social e cultural, contribuindo com a sua acção na transformação da sociedade.

Como fruto e resultado da preocupação com a educação das crianças, o Centro Social possuiu diversas instalações todas na freguesia de Alhos Vedros.

Visão

Pretende ser uma referência em termos da qualidade dos Seus recursos Humanos na sua Intervenção junto da Comunidade onde se encontra inserido.

Missão

Ser parceiro de excelência na intervenção social a favor dos mais desfavorecidos da Comunidade onde está inserido:
Preparar as crianças e jovens para viver em solidariedade, o compromisso pela fraternidade entre todos os homens e mulheres, e as torne capazes de serem agentes de transformação social numa mundo marcado pela injustiça, a violência e o esquecimento de Deus.

Valores

No exercício das várias atividades, regemo-nos pelos princípios da Doutrina Social da Igreja; dignidade da pessoa humana, do bem comum, da subsidiariedade, da solidariedade, a verdade, liberdade e justiça.

De forma totalmente voluntária, entrega e dedicação, fiéis a Jesus e ao Evangelho.

Contas

Contas 2023