Catequese

A palavra catequese vem da palavra grega katēcheō, que significa simplesmente ensinar ou instruir. O ato de ensinar é a transmissão de conhecimentos de forma a dar a conhecer, esclarecer e educar, instruindo a pessoa sobre um tema específico.

A Catequese tem assim como missão a transmissão da fé da Igreja a cada catequizando, não apenas numa vertente doutrinal, como também da vida pessoal, permitindo dar continuidade à missão de Jesus: «Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16, 15).

João Paulo II exprime a importância desta transmissão de fé: «A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, ministrado em geral dum modo orgânico e sistemático, em ordem à iniciação na plenitude da vida cristã» (Catecismo da Igreja Católica 1292). Assim a Catequese é um movimento da Igreja, através da qual se transmite a fé que ela mesma recebeu e possibilita a cada um de nós, receber, anunciar, testemunhar e estar unidos e em comunhão com Cristo.

Para este encontro com Jesus, na catequese deverá existir um catequista que, mais do que transmitir estes conhecimentos doutrinais, deve dar o seu testemunho com realidades e vivências, de forma a promover o encontro do catequizando com Jesus. É na catequese que se inicia o conhecimento da fé, a educação litúrgica pelo acolhimento e celebração da Palavra e a formação moral introduzindo à vida cristã e à oração, o que nos leva a um caminho que se designa como a maturidade na fé.

Curiosos por saber mais? A Paróquia de Alhos Vedros tem um grupo de Catequese que está à tua espera! Para mais informações contacte o pároco.

Secretariado da Catequese

A transmissão da fé é essencial na vida de uma comunidade cristã. Nela, os catequistas, tal como todos os baptizados, são chamados a dar testemunho de uma vida cristã coerente com a doutrina da Igreja Católica. É essa fé da Igreja que os pais, ao confiarem o aprofundamento da educação cristã aos nossos catequistas, esperam que seja transmitida.

A catequese está, actualmente, agrupada em dois grandes grupos: a Catequese de Infância e da Adolescência (do 1º ao 10º Volume) e a Catequese de Adultos (Catecumenato e Preparação para o Crisma).

Compete ao Secretariado da Catequese preparar o Plano Anual com as diversas actividades relacionadas com a catequese; promover as inscrições de novos elementos no início de cada ano letivo; estimular a formação permanente dos seus catequistas; garantir condições para o bom funcionamento das actividades ao longo do ano.