Via Sacra com a encíclica Laudato si’

Publicado a 22 de março de 2021 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Nesta reta final da quaresma de 2021, apresento à comunidade paroquial um esquema de via-sacra que pode e deve ser utilizado por todos os grupos e movimentos paroquiais, assim como pelas famílias em suas casas. A organização deste esquema foi cuidadosamente levada a cabo pelo padre Manuel Barbosa, Secretário e Porta-Voz da Conferência Episcopal Portuguesa, e traduzido pelo padre Ricardo Freire, também ele dehoniano e já nosso conhecido. Os textos pertencem a Óscar Romano, cmf, e as imagens da autoria de Marko Ivan Rupnik, sj.

Percorrer o caminho da cruz com Jesus crucificado é percorrê-lo com todos aqueles que estão crucificados no nosso mundo e com a terra que estamos a condenar. Vamos fazer esta viagem acompanhados por alguns textos da encíclica Laudato si’(LS) que alertam para a situação do nosso mundo, o Calvário a que está sujeito.

No número 2 da encíclica, observa o Papa Francisco:

«Esta irmã – a terra – clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que “geme e sofre as dores do parto” (Rm 8,22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2,7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar e a sua água vivifica-nos e restaura-nos

O caminho da cruz leva-nos à Vida. Tenhamos consciência da realidade do nosso mundo, para que possamos dar vida a toda a criação em plenitude.

(texto retirado da apresentação)

VIA SACRA - PDF