Dia Internacional do Voluntariado | DeCor

Publicado a 5 de dezembro de 2020 por Carina Sofia Sousa Carrilho

A 5 de Dezembro de 1985 foi assinalado, pelas Nações Unidas, o Dia Internacional do Voluntariado com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo.

Consta no art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro, que o voluntariado é um “conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.”

Em Portugal o voluntariado tem vindo a aumentar, não só ao nível das entidades que o promovem como também ao nível do número de voluntários existentes. Porém ainda temos um longo caminho a percorrer face a outros países.

É verdade que atualmente somos confrontados com a velocidade do desenvolvimento tecnológico e isto, por vezes, leva-nos a um afastamento da relação com o outro. Este grande desafio alerta-nos para que estejamos cada vez mais atentos em consciencializar as pessoas para a responsabilidade que devemos ter em cuidar do próximo de forma espontânea e amável.

Ser voluntário implica em si humildade, solidariedade e gratuidade. De Coração aberto oferecer o melhor de si e dar sem esperar nada em troca. Para ser voluntário tem que se assumir um compromisso e ter uma característica e uma dedicação enorme à causa em si. O voluntário acredita que são poucas as oportunidades de mudar verdadeiramente o mundo mas em todas elas saberá marcar pela diferença.

No contexto da pandemia que arrasou todo o mundo foram muitos os pedidos de ajuda que nos chegaram e sentimos a necessidade de estar ao serviço do próximo.

Na nossa Paróquia de S. Lourenço de Alhos Vedros salientamos o grupo DeCor. Dar é receber DeCoração. Este grupo tem como missão a identificação de carências, apoio e a mobilização de recursos junto da comunidade local. Todas as semanas, reúnem-se de forma a prestar auxílio às famílias mais carenciadas. Contamos mais de 300 as pessoas ajudadas até ao momento por este grupo paroquial. A título voluntário são muitos os paroquianos de Alhos Vedros que se encontram ao serviço da comunidade. Estes são os rostos de quem dá o melhor de si.

No Dia Internacional do Voluntariado agradecemos aos Voluntários de todo o mundo que se colocam ao serviço para a criação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Que Deus os abençoe, fortifique e fortaleça.