Oração do terço em comunidade

Publicado a 20 de outubro de 2020 por Carina Sofia Sousa Carrilho

Entre nós portugueses a oração do terço ocupa um lugar especial no que toca à devoção mariana: em Fátima, há pouco mais de um século, Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que rezassem o terço todos os dias, oferecendo a oração pela paz no mundo. Um século depois, este convite da Senhora “mais brilhante do que o sol” permanece atual, e nenhum filho de Maria devia ficar indiferente ao apelo da mãe do céu.

Ao longo do mês de outubro, na nossa igreja paroquial, rezou-se o terço todos os dias antes da celebração da eucaristia. E é mesmo assim que deve ser, já que através de Maria conseguimos chegar até Jesus! Rezou-se em comunidade pelas intenções do santo padre e da igreja universal; também pelo nosso bispo, D. José Ornelas, e pelas necessidades da Diocese de Setúbal; pelos pobres e necessitados; pelos que não têm lar; entre tantas intenções que foram colocadas nas mãos de Maria, no fundo rezou-se uns pelos outros!

Ao terminarmos este mês de outubro, tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora do Rosário, queremos rezar juntos, uma vez mais, a oração do terço, pedindo a bênção do céu sobre todas as famílias da nossa paróquia, em especial pelas mães, as que já partiram deste mundo e aquelas que ainda peregrinam nesta terra.

A oração do terço em comunidade está marcada para o último sábado do mês, dia 31 de outubro, pelas 20h00, na igreja matriz de Alhos Vedros. Por motivos de segurança, serão aplicadas as mesmas regras utilizadas na celebração das eucaristias: desinfeção das mãos à entrada; manter a distância de segurança dentro da igreja; uso de máscara obrigatório. Esta oração terá transmissão em direto através da página de Facebook da Paróquia.

Diante da imagem de Nossa Senhora será colocada uma jarra onde cada um poderá colocar uma flor, um mimo à mãe.

Que Maria, do céu, a todos abençoe.