Início da Catequese

Publicado a 18 de outubro de 2020 por Carina Sofia Sousa Carrilho

Devido ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2), identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na cidade de Huan, província de Hubei, na China, a vida pastoral de todas as nossas comunidades sofreu imensas alterações. Uma delas foi a suspensão das atividades da catequese paroquial que, desde março, não retomou a sua forma presencial.

Esta pandemia, declarada a 11 de março de 2020, forçou-nos a desenvolver um plano que garantisse ser possível retomar as nossas celebrações comunitárias em segurança e de acordo com as normas emanadas pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e pela Direção Geral de Saúde (DGS). Quase seis meses se passaram e, hoje, sentimo-nos mais capazes de lidar com a situação, sabendo minimizar os seus riscos, adotando uma atitude responsável, defendendo-nos para também podermos defender os outros.

A atual pandemia é real e os seus riscos também. O nosso compromisso de evangelizar obriga-nos a uma atitude responsável, colocando a saúde e o bem-estar de todos em primeiro lugar. Assim, é de esperar que toda a comunidade paroquial adote atitudes responsáveis e solidárias que promovam o bem-estar e a segurança de todos na paróquia. Nesse sentido, o Secretariado da Catequese da nossa paróquia desenvolveu um Plano de Contingência para ser aplicado no regresso da catequese na forma presencial. Enfrentamos o futuro com esperança, sentindo-nos preparados para esta missão de acolher nos nossos espaços as crianças, adolescentes e jovens a nós confiados.

Assim, prevemos iniciar as atividades da catequese no sábado dia 7 de novembro, ficando os sábados 24 e 31 de outubro reservados para as inscrições, das 15h00 às 17h00, na sacristia da nossa igreja paroquial. É possível fazer de forma virtual, enviando uma mensagem com essa intenção para o endereço de email da paróquia: alhosvedrosparoquia@gmail.com. No domingo, dia 8 de novembro, teremos a festa do acolhimento para aqueles que eventualmente se inscrevam pela primeira vez, e o compromisso e envio dos catequistas, na eucaristia das 11h00.

Entregamos as atividades catequéticas à proteção do Espírito Santo, para que seja Ele a orientar os nossos passos em cada dia deste novo ano pastoral. Que Maria, a Senhora dos Anjos, a todos proteja, livre e guarde de todos os perigos, os do corpo e os da alma.

Vosso em Cristo

Padre Nuno Pacheco, scj