Domingo da Generosidade

Publicado a 12 de outubro de 2020 por Carina Sofia Sousa Carrilho

Nos primeiros séculos da era cristã, quando a Igreja crescia em número e se dedicava a seguir as pisadas do mestre, Santo Agostinho afirmou o seguinte: “se vês a caridade, vês a Trindade”. O antigo bispo de Hipona percebeu que o nosso Deus se revela também como caridade pois, como afirma a Primeira Carta de João, “Deus é amor”. E é próprio do amor dar-se! Quem ama dá-se todo.

Cuidar do próximo é expressão viva do amor e um dever de cada cristão. A Igreja tem desde a sua fundação por Cristo o dever de cuidar daqueles que ninguém quer cuidar, dos desprezados que a nossa sociedade dita “desenvolvida” ou “pós desenvolvida” atira para a margem, fechando tantas vezes os ouvidos aos seus gritos e os olhos à sua terrível realidade. Já no livro dos Actos dos Apóstolos, um dos escritos mais antigos do Novo Testamento, vemos essa preocupação da comunidade cristã para com os irmãos mais desfavorecidos: «todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum. Vendiam terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos de acordo com as necessidades de cada um».

Nos nossos dias, são ainda muitos os irmãos que passam necessidades. Esta situação, infelizmente, viu-se ainda mais agravada neste tempo de pandemia provocada pelo vírus do SARS-CoV-2. Nesse sentido, a comunidade paroquial de S. Lourenço de Alhos Vedros não quer permanecer de olhos e ouvidos fechados à dor de tantos. Nasceu o grupo DeCor que, desde março a setembro, se desdobrou em esforços para que a ninguém faltasse o mínimo indispensável sobre a mesa. Mas como o serviço da caridade também precisa de uma “organização” que garanta a justiça na distribuição dos bens recolhidos, este grupo paroquial, liderado pela Telma Luz, a Rosa Mestre, a Carina Carrilho, o Vítor Cunha e pelo Paulo Mestre, com a ajuda preciosa do grupo de jovens da nossa paróquia, passará a recolher no último domingo de cada mês bens não perecíveis, que depois serão distribuídos por algumas instituições que farão a respetiva distribuição.

Fica então instituído entre nós o DOMINGO DA GENEROSIDADE. A ideia é simples: ao vir à missa no último domingo de cada mês, à entrada estará uma caixa onde se poderá colocar um bem alimentar: um 1kg de arroz, 1 saco de massa, 1 lata de atum… enfim, qualquer coisa que ajude o grupo DeCor a continuar a ajudar!

O Senhor fará também a sua parte: garantir que nunca faltará nada sobre a mesa de quem dá com generosidade!