Comemoração dos Fiéis defuntos em ano de pandemia

Publicado a 6 de outubro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Estamos a pouco menos de um mês da celebração anual dos fiéis defuntos, uma tradição tão cara ao nosso povo português, que faz deslocar tantas pessoas aos cemitérios em homenagem e sufrágio dos seus queridos falecidos. Este ano, não poderá ser como estamos tão acostumados, uma vez que o quadro de infeções por COVID-19 aumenta consideravelmente. De recordar que continuaremos em estado de contingência pelo menos até 14 de outubro.

No contexto atual, achamos por bem não celebrar a Santa Missa no cemitério do Pinhal do Forno este ano. Também não serão organizadas a nível paroquial romagens ao cemitério. Apelamos ao bom senso de cada um que decida fazê-lo de forma individual ou familiar, para que cumpram as regras vigentes, de modo a garantir a segurança de todos.

No dia 1 de novembro, domingo, teremos na Igreja Matriz de Alhos Vedros a celebração da Eucaristia no horário habitual: 9h00 e 11h00. No dia 2 de novembro, dia de Todos os Fiéis Defuntos, segunda-feira, teremos a celebração da Santa Missa por volta das 17h00, também na Igreja Matriz.

Rezaremos por todos os paroquianos falecidos ao longo deste ano de 2020, tendo sobretudo presente aqueles que faleceram vítimas desta pandemia.