Grupos Paroquiais

Acólitos Ver

Diz-nos o Papa Francisco: «Somos chamados a ouvir aquilo que o Espírito nos sugere», será que estamos a ser chamados a servir? Acólito vem da palavra «acolitar» que significa “acompanhar no caminho”. Este serviço permite que o acólito acompanhe outras pessoas, para as servir e ajudar na celebração da liturgia, sejam os bispos, presbíteros ou diáconos.

Catequese Ver

A palavra catequese vem da palavra grega katēcheō, que significa simplesmente ensinar ou instruir. O ato de ensinar é a transmissão de conhecimentos de forma a dar a conhecer, esclarecer e educar, instruindo a pessoa sobre um tema específico.

A Catequese tem assim como missão a transmissão da fé da Igreja a cada catequizando, não apenas numa vertente doutrinal, como também da vida pessoal, permitindo dar continuidade à missão de Jesus: «Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16, 15).

João Paulo II exprime a importância desta transmissão de fé: «A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, ministrado em geral dum modo orgânico e sistemático, em ordem à iniciação na plenitude da vida cristã» (Catecismo da Igreja Católica 1292). Assim a Catequese é um movimento da Igreja, através da qual se transmite a fé que ela mesma recebeu e possibilita a cada um de nós, receber, anunciar, testemunhar e estar unidos e em comunhão com Cristo.

Para este encontro com Jesus, na catequese deverá existir um catequista que, mais do que transmitir estes conhecimentos doutrinais, deve dar o seu testemunho com realidades e vivências, de forma a promover o encontro do catequizando com Jesus. É na catequese que se inicia o conhecimento da fé, a educação litúrgica pelo acolhimento e celebração da Palavra e a formação moral introduzindo à vida cristã e à oração, o que nos leva a um caminho que se designa como a maturidade na fé.

Curiosos por saber mais? A Paróquia de Alhos Vedros tem um grupo de Catequese que está à tua espera! Para mais informações contacte o pároco.

Secretariado da Catequese

A transmissão da fé é essencial na vida de uma comunidade cristã. Nela, os catequistas, tal como todos os baptizados, são chamados a dar testemunho de uma vida cristã coerente com a doutrina da Igreja Católica. É essa fé da Igreja que os pais, ao confiarem o aprofundamento da educação cristã aos nossos catequistas, esperam que seja transmitida.

A catequese está, actualmente, agrupada em dois grandes grupos: a Catequese de Infância e da Adolescência (do 1º ao 10º Volume) e a Catequese de Adultos (Catecumenato e Preparação para o Crisma).

Compete ao Secretariado da Catequese preparar o Plano Anual com as diversas actividades relacionadas com a catequese; promover as inscrições de novos elementos no início de cada ano letivo; estimular a formação permanente dos seus catequistas; garantir condições para o bom funcionamento das actividades ao longo do ano.

Conselho Económico Ver

O Conselho Económico Paroquial é um órgão consultivo, constituído pelo Pároco e mais alguns membros da paróquia que atuam em conformidade com as normas do Direito Canónico.

A Paróquia é representada pelo Pároco em todos os atos jurídicos sendo responsável pelos mesmos.  O Pároco em conjunto com os membros do Conselho Económico, são responsáveis pelo devido cumprimento de todos os deveres e obrigações que, por direito canónico ou civil, lhes são impostos.

Juntos, garantem a boa administração dos bens temporais.

Conselho Pastoral Paroquial Ver

O Conselho Pastoral Paroquial é um órgão representativo da comunidade paroquial, um conselho consultivo que o pároco faz questão de ouvir, que tem por missão informar, coordenar e animar a vida pastoral da paróquia nas suas estruturas, nos seus grupos e organismos, no sector humano, na evangelização, no crescimento da fé e no serviço da caridade.

“Os pastores devem reconhecer e fomentar a dignidade e responsabilidade dos leigos na Igreja; recorram espontaneamente ao seu conselho prudente, entreguem-lhes confiadamente cargos em serviço da Igreja e dêem-lhes margem e liberdade de acção, animando-os até a tomarem a iniciativa de empreendimentos. Considerem atentamente e com amor paterno, em Cristo, as iniciativas, pedidos e desejos propostos pelos leigos. E reconheçam a justa liberdade que a todos compete na cidade terrestre” [Lumen Gentium, n.º 37].

Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 688 Ver

Fundado a 13 de Dezembro de 1982, o Agrupamento 688 de Alhos Vedros, continua activo e ao serviço da comunidade paroquial, sendo dela um bom testemunho de valores humanos e cristãos.

O nosso agrupamento de escuteiros tem como missão educar os jovens com uma formação humana e espiritual integral, onde sobressaem os valores da solidariedade, respeito e aceitação do outro, camaradagem e espírito de equipa.

As actividades decorrem durante as tardes de sábado e a sua sede encontra-se junto à igreja Matriz.

Grupo Coral de S. Lourenço Ver

Santo Agostinho dizia que: «Cantar bem é Rezar duas vezes!». O nosso Grupo Coral é constituído por vários elementos que, sob a orientação da Maestrina Graça embelezam as nossas celebrações.

Este grupo é responsável por animar as eucaristias das 11h00 de domingo, assim como as outras solenidades e momentos mais significativos da vida da nossa comunidade.

Grupo de Jovens Ver

O Grupo de Jovens da nossa comunidade, conta com cerca de XX elementos, com idades compreendidas entre os XX e os XX anos. Com o objetivo de partilharmos as nossas experiências e vivências enquanto filhos de Deus, queremos caminhar juntos e fazer crescer a nossa fé. Estamos reunimos todas as XX pelas XX horas na Igreja Matriz de S. Lourenço em Alhos Vedros.

«Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles» (Mt 18,20). Esperamos por ti!

Grupo DeCor Ver

Organização comunitária que tem como missão a identificação de carências, apoio e a mobilização de recursos junto da comunidade local. A título voluntário são muitos os paroquianos de Alhos Vedros que se encontram ao serviço da comunidade. Todos os sábados, reunimos de forma a prestar auxílio às famílias mais carenciadas da nossa comunidade. Como responsáveis por este projeto estão o Padre Nuno Pacheco, a Telma Luz, Rosa Mestre e Carina Carrilho.

São mais de 300 as pessoas ajudadas até ao momento por este grupo paroquial.

Leitores Ver

O Grupo de Leitores da nossa paróquia é formado por vários elementos, que em cada celebração da eucaristia tem como missão proclamar as leituras Sagrada Eucaristia, que a liturgia nos propõe.  Para o bom funcionamento do grupo, é efetuada uma escala mensal segundo a disponibilidade de cada membro do grupo. Todos aqueles que levem uma vida cristã, consistente na fé e que participem ativamente na vida pastoral da paróquia são muito bem-vindos nesta missão de anunciar a Palavra do Senhor.

Limpeza e Ornamentação Ver

Para que a beleza da nossa igreja se mantenha, todas as semanas, um grupo de zeladoras assumiram como missão a limpeza da nossa Igreja. É um trabalho tão digno e importante como todos os demais. Graças a este grupo, temos o gosto de poder abrir a nossa Igreja todos os dias, para que tantos possam contemplar a beleza escondida no seu interior, e diante do Senhor apresentar as suas orações. Incentivamos todas as pessoas a juntarem-se a este grupo.

Ministros Extraordinários da Comunhão Ver

Os Ministros Extraordinários da Comunhão são pessoas escolhidas pelo pároco e admitidas pelo Bispo, que exercem determinadas funções na paróquia. Antes de assumirem as suas funções, estas pessoas recebem formação litúrgica e doutrinal para que exerçam o seu papel com dignidade, como a função assim o requer. Dentro das suas funções, tem como principais responsabilidades a distribuição do Corpo do Senhor na Santa Missa, a distribuição da comunhão fora da eucaristia (aos doentes) e a exposição do Santíssimo Sacramento, para adoração dos fiéis, sempre que necessário de forma extraordinária e com a devida autorização do Pároco.

Movimento Carismático Ver

Este Movimento do Renovamento Carismático Católico tem como objetivo, renovar a fé e criar uma vida cristã mais intensa, através da oração, do louvor, de cânticos e da celebração da Palavra de Deus.

Em pequenos grupos, são chamados a viver de forma mais fraterna, auxiliando-se uns aos outros nas alegrias e nas dificuldades do dia a dia.

Todos os elementos da comunidade cristã encontram-se nas suas orações.