Celebrações e Sacramentos

Iniciação Cristã: Baptismo | Eucaristia | Confirmação

Baptismo

João Baptista dedicou toda a sua vida a pregar um baptismo de água e de arrependimento. A sua missão era a de preparar a vinda do Messias. Jesus deixa que João o baptize como “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29). Baptizar vem duma palavra grega que significa “mergulhar”. Na verdade, somos todos mergulhados (baptizados) na morte para a salvação do mundo (Catecismo da Igreja Católica 1225). O Baptismo que Jesus oferece é bem diferente do de João: Jesus deu-nos o baptismo no Espírito a fim de que todos os homens possam renascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus (Jo 3,5).

O baptismo é o sacramento comum a todos os cristãos. A igreja administra-o segundo a missão que o Senhor lhe confiou: «fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28, 19). O baptismo vale uma vez por todas e, por isso mesmo, é um momento que não se pode revogar nem repetir. Graças ao baptismo deixamos de ser simples «criaturas» e passamos a ser «filhos de Deus. O baptismo de Jesus apaga o pecado original, opera o perdão dos pecados, torna-nos Filhos de Deu e, por isso mesmo, irmãos em Cristo. Assim podemos, verdadeiramente, dizer a oração que o Senhor nos ensinou: “Pai nosso…”.

A Paróquia de Alhos Vedros tem um grupo de adultos que se prepara para o Baptismo! Para mais informações contacte o pároco.

Confirmação

Pelo sacramento da confirmaçãoo baptizado recebe uma efusão especial do Espírito Santo, do mesmo modo que aos Apóstolos reunidos no dia de Pentecostes. É o próprio Bispo (ou seu representante) que impõe as mãos sobre os confirmandos e invoca sobre cada um deles o dom do Espírito Santo. Depois, unge a fronte do confirmando com o santo crisma (o óleo que foi consagrado pelo bispo em quinta-feira santa), para que se reconheça a quem pertence o cristão. Cada um renova a profissão do seu baptismo.

A graça do do baptismo é um dom gratuito de Deus que o cristão faz plenamente seu pela graça da Confirmação no momento em que é enriquecido com uma força especial do Espírito Santo.

Tal como para o Baptismo, a confirmação imprime também na alma um carácter espiritual, um selo indelével; é por isso que não se pode receber este sacramento senão uma única vez.

Este sacramento deve levar-nos a introduzir cada vez mais na vida da Igreja, dá-nos luz, força e amor para vivermos e testemunharmos Jesus Cristo com o nosso ser e as nossas ações.

São Paulo diz-nos:

É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio… os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e desejos. Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito” (Gal 5, 22-25).

Eucaristia

O sacramento da Eucaristia é o centro e o coração de toda a liturgia da Igreja de Jesus Cristo, já que é nele que se cumpre, dia após dia, em toda a terra, a missão confiada aos apóstolos por Jesus quando lhes disse: «fazei isto em memória de Mim». Por isso a nossa celebração está fundada no memorial da última ceia de Jesus, tal como S. Paulo a relata no seu testemunho:

«Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de Mim”. Do mesmo modo, depois da Ceia, tomou o cálice e disse: “este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memória de Mim” (1 Cor 11, 23-25).

Ao comungar o Corpo e o Sangue de Cristo, os cristãos unem-se pessoalmente a Cristo. Ao receber o mesmo pão, que é o próprio Corpo de Cristo, os cristãos ficam igualmente unidos uns aos outros da maneira mais profunda e íntima possível. É por isso que a Eucaristia faz a Igreja: «uma vez que há um só pão, embora muitos, somos um só corpo» ( 1 Cor 10, 16-17).

A nossa paróquia tem um grupo de crianças que se preparam para receber a Primeira Comunhão. Os adultos que se preparam para o baptismo, recebem este sacramento logo de seguida, na mesma celebração.