Dia de São Lourenço em Alhos Vedros

Publicado a 11 de agosto de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Celebramos ontem, dia 10 de agosto, o orago da nossa Igreja Matriz com uma missa solene presidida pelo reverendo padre Agostinho Mendes, Scj. Na eucaristia esteve presente um bom grupo de pessoas.

S. Lourenço é natural de Huesca, Espanha, e serviu como diácono a Diocese de Roma durante meados do século III. É conhecida a sua amizade profunda com o Papa Sisto II, que lhe entregou a responsabilidade da administração dos bens da Igreja e o serviço aos pobres. A tradição diz-nos que ao ver Sisto II a caminho do martírio falou: «ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho para o martírio?» obtendo como resposta: «mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita».

A teoria sobre os bens da igreja levou o prefeito local, ao tempo do Imperador Valeriano, a exigir tudo quanto possuía. São Lourenço pediu um prazo e, deste modo, reuniu no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos, e no fim do prazo disse: «eis os nossos tesouros». Sentindo-se humilhado, o prefeito sujeitou S. Lourenço à tortura que culminou com a sua ida para um braseiro, no ano 258. Os relatos antigos contam que nesse momento o mártir Lourenço rezava por todos e, mesmo diante de tanto sofrimento, não perdeu o seu reconhecido sentido de humor, dizendo a quem o torturava na grelha: «vira-me que já estou bem assado deste lado».

A festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia, logo após as festas de São Pedro e São Paulo.

Que São Lourenço continue a ser para todos modelo de simplicidade e de amor fraterno.