Procissão do Senhor dos Passos

Publicado a 10 de maio de 2022 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

No Domingo de Ramos, decorreu a tradicional Procissão do Senhor dos Passos em Alhos Vedros, após dois anos de interregno devido à pandemia de COVID-19.

Na procissão e à volta da igreja estiveram várias centenas de pessoas e muitas delas acompanharam o percurso da procissão na totalidade pelo centro da freguesia.

Diante da capela da Santa Casa da Misericórdia, recentemente recuperada e reaberta ao culto e outras atividades culturais, deu-se um dos momentos mais aguardados do dia: o encontro entre as imagens de Nossa Senhora, com o título de Senhora das Dores, e a de Jesus, com o título de Senhor dos Passos. A imagem mariana havia sido transferida em procissão na véspera, após a celebração da Eucaristia com pregação do Padre Nuno Pacheco, enquanto nesse encontro de Domingo de Ramos a homilia esteve ao cuidado do Padre Tiago da Eira Pereira.

As pessoas mais antigas da freguesia dizem que foi das maiores procissões que têm memória e o pároco, no momento da despedida e antes da bênção final, elogiou o belo testemunho público de fé dado pelos seus paroquianos, devotos e curiosos que ali acorreram.

Esteve presente o Presidente da Câmara Municipal da Moita, Engenheiro Carlos Albino, alguns Vereadores e Vereadoras do Executivo Camarários, assim como a Presidente da Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros, Gabriela Filipe, o Presidente da Junta, Artur Varandas, e vários elementos do executivo. Contou-se ainda com a presença da deputada da Assembleia da República Fernanda Velez e de Miguel Canudo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros.

Um dia de festa, de alegria e beleza que seguramente ficará guardado na memória e no coração de muitos.

Carina Carrilho