Confinamento e Vida Paroquial

Publicado a 13 de janeiro de 2021 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Caros paroquianos,

no mês de março de 2020, devido ao novo coronavírus, o SARS-CoV-2, que origina a doença designada COVID-19, fomos forçados a interromper de forma totalmente inesperada as atividades que dão vida à comunidade paroquial. Fizemo-lo com muito sofrimento, não porque o queríamos ter feito, mas em união com o nosso Bispo, obedecendo às suas orientações e colocando o bem-estar e a saúde de todos em primeiro lugar.

Apesar do esforço de todos a situação em janeiro de 2021 continua a agravar-se com a subida significativa do número de infeções e internamentos. Chegamos a um ponto em que o próprio SNS já não consegue suportar o evoluir desta pandemia que promete não dar tréguas ao longo deste novo ano. Num cenário assim, não havia outra solução: pela segunda vez na vida de todos nós, somos chamados a cumprir um novo confinamento geral em Portugal.

Compreendemos a gravidade da situação e respeitaremos as indicações que forem emanadas pelo nosso Bispo, na certeza de que é o bem de todos que está em causa e que neste momento tão difícil da nossa história o nosso compromisso maior é para com a VIDA.  Para que tal aconteça, todos teremos de assumir uma atitude responsável, já que ao adotarmos comportamentos adequados e seguros dia a dia, estaremos também a ajudar a cuidar da vida dos outros.

Atendendo às orientações das Autoridades Públicas, da Conferência Episcopal Portuguesa e da Diocese de Setúbal na prevenção e contenção da pandemia estabelecemos as seguintes normas pastorais em vigor a partir de hoje:

·        A celebração da eucaristia seguirá o horário já em uso desde dezembro. A saber: de terça a sexta-feira, às 17h00; sábados: 11h00 na Capela de Nª Srª de Belém, no Bairro de Gouveia; 11h30 na Capela de Nª Srª da Paz, no Bairro da Fonte da Prata; aos domingos, na Igreja Matriz de S. Lourenço de Alhos Vedros, às 9h00 e às 11h00;

·        Todas as atividades diretamente relacionadas com os diversos grupos e movimentos paroquiais não se realizarão na forma presencial. Podem, contudo, realizar-se com o recurso aos meios informáticos e digitais à disposição;

·        As visitas e comunhão aos doentes estão suspensas;

·        O Sacramento da Reconciliação será administrado a pedido pessoal, em ambiente que garanta distanciamento físico entre o confessor e o penitente;

·        Na celebração das Exéquias recordo que as Capelas Funerárias devem ser ocupadas apenas pelos familiares diretos, em número nunca superior a 10 pessoas; os sacerdotes estão, como sempre estiveram, disponíveispara o acompanhamento ao cemitério;

·        Todas as reuniões agendadas para o mês de janeiro serão realizadas em data a combinar, com exceção daquelas que se podem realizar com recurso às plataformas digitais;

·        Apesar das nossas igrejas serem lugares que promovem a segurança de todos através do cumprimento das regras que nos foram recomendadas pela CEP e pela DGS, a primeira reflexão do Ano de São José prevista para o dia 19 de janeiro na Igreja de S. Lourenço de Alhos Vedros, não se realizará na forma presencial. Esperamos conseguir transmitir nos meios de comunicação das respetivas paróquias um vídeo com a apresentação e, no próximo fim de semana, no final das eucaristias, será distribuída a todos os que se inscreveram nesse encontro uma capa com os materiais de apoio.

·        O Cartório Paroquial continuará a funcionar através dos meios tecnológicos. Para assuntos relacionados com a administração dos Sacramentos (sobretudo Baptismo e Matrimónio) devem contactar diretamente o reverendo padre Basílio Mendes, responsável por esse sector: 966773273. Para tratar de Declarações e Certidões, deve ser feito um pedido para o email da paróquia: alhosvedrosparoquia@gmail.com

·        Todas as informações sobre a vida paroquial serão publicadas no site da paróquia, sendo atualizadas conforme o desenvolvimento da pandemia e as notas emanadas pelo nosso Bispo.

Exortamos a todos os paroquianos ao nosso cuidado pastoral que não abandonem os mais idosos e necessitados. Se tiverem conhecimento de alguém que se encontre sozinho e a passar necessidades pedimos, uma vez mais, que façam o favor de informar qualquer um dos párocos, de modo a podermos ajudar a encontrar soluções que permitam a essas pessoas viverem dignamente durante estes tempos tão conturbados da nossa história.

Imploramos, hoje como sempre, a bênção de Deus sobre todos e cada um de vós, na certeza de que vos trazemos a todos no coração e nas orações diante do nosso bom Deus.

Deus vos abençoe e vos livre de todo o mal e de todos os perigos, os do corpo e os da alma.

Alhos Vedros, 13 de janeiro de 2021.

vosso em Cristo

Padre Nuno Pacheco, scj