Bênção do Presépio

Publicado a 5 de dezembro de 2020 por Carina Sofia Sousa Carrilho

A Igreja Matriz de S. Lourenço de Alhos Vedros encheu (respeitando todas as regras de segurança e os limites estabelecidos) na celebração da bênção do presépio, dos mais belos desta margem, completamente construído pelo nosso agrupamento do CNE. O presépio contou com as peças de sempre, assim como os mesmos materiais dos outros anos, mas com uma novidade: o céu estrelado, projetado na abóbada do presbitério.

A celebração contou com a presença dos três párocos e foi presidida pelo moderador, que iniciou a celebração com um momento penitencial. Seguiu-se a escuta da palavra e no fim, uma bonita catequese sobre o mistério que celebramos no natal: o do amor de Deus, por todos e cada um de nós. Toda a celebração foi embelezada pelos bonitos cânticos do coro da nossa paróquia.

Seguiu-se a bênção do presépio e, finalmente, as luzes brilharam! É que Jesus é a luz que o Pai do céu ofereceu à humanidade, luz que não ofusca a nossa vida, mas que ilumina cada passo da nossa existência. Nesta noite demo-nos conta que o próprio Deus assumiu a nossa pequenez, uma vez que não é possível a nenhum de nós alcançar a Sua grandeza. O Natal lembra-nos que Deus continua a vir ao encontro de cada homem e mulher, de todas as cores, e que continua a amar cada um, mesmo os piores de nós.

Mas as surpresas não ficaram por aqui. No final, o agrupamento do CNE brindou-nos com um conjunto de cânticos, naquele que foi o primeiro “mini” concerto deste natal na nossa Igreja Matriz.

No final, saímos todos da nossa Igreja com o coração mais quentinho, na certeza de que o Deus menino nos acompanha, hoje e sempre.