O perdão dos pecados: celebração com absolvição geral

Publicado a 16 de novembro de 2020 por Carina Sofia Sousa Carrilho

A mais bela experiência que qualquer um de nós pode fazer é a de ser amado. A experiência cristã não se cansa de repetir que Deus nos ama de tal forma que nos enviou o seu Filho Unigénito, que disse a Pedro «Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus» (Mt 16, 19). No dia de Pentecostes, Pedro pode afirmar com toda a certeza: «Convertei-vos e peça cada um de vós o Baptismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados» (Act 2, 38). Desde aí que a Igreja nunca deixou de chamar os homens à conversão, a libertar-se dos pecados pela celebração da penitência que traduz a vitória de Cristo sobre o mal (cf. Ritual Romano – Celebração da Penitência, p. 12).

É tradição nos tempos fortes (Quaresma e também o Advento) ouvirmos um apelo à conversão, a mudar o rumo da nossa inclinação para o mal e aderirmos a Cristo. Neste tempo conturbado da nossa história, em que somos convidados a ter um cuidado redobrado connosco e com os nossos irmãos, a Vigararia do Barreiro – Moita, colocando a saúde de todos em primeiro lugar e aproveitando a faculdade dada pelo nosso Bispo José Ornelas Carvalho de usufruir da Absolvição Geral, decidiu que seria prudente oferecer a todos a possibilidade de uma Celebração Penitencial com Absolvição Geral.

Tal acontecerá se o número de pessoas presente na celebração tornar impossível a confissão individual, e caso haja risco dessa celebração promover um grande aglomerado de pessoas. Convém deixar claro que todos aqueles que desejam usufruir da Absolvição Geral devem dispor-se convenientemente, isto é, «deve estar arrependido dos pecados que cometeu, ter o propósito de não mais os cometer, ter intenção de reparar os escândalos e danos porventura causados, e, ao mesmo tempo, de confessar, na devida altura, cada um dos pecados graves que, no momento presente, não possa confessar deste modo» (Ritual Romano – Celebração da Penitência, p. 31).

Na Igreja de São Lourenço de Alhos Vedros a Celebração Penitencial está marcada para o dia 18 de Dezembro pelas 21h00.