Catequese 2020-2021

Publicado a 7 de novembro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Uma vez mais, devido a toda a situação que estamos a viver neste momento devido ao vírus da covid-19, somos forçados a alterar os nossos planos. Nos últimos tempos programamos com imenso cuidado o regresso da catequese de forma presencial na nossa Paróquia. Garantimos que os espaços a utilizar cumprissem com as regras de segurança recomendadas, preparámos um Plano de Contingência, comprámos os materiais necessários (termómetro a laser; desinfetantes; máscaras; tapetes para limpeza dos sapatos), tudo para podermos ter a alegria de nos encontrarmos novamente.

Ontem foi aprovado um novo Estado de Emergência face ao aumento significativo do número de infetados por covid-19, sendo o nosso Concelho considerado de risco elevado de transmissão desse vírus, e que será alvo de novas medidas de combate à pandemia. Apesar de nos sentirmos preparados para receber as nossas crianças, adolescentes e jovens, achámos que é sensato investir pelo menos até ao natal na participação via plataformas digitais ao nosso dispor.

Como previsto, a catequese inicia hoje, dia 7 de novembro, mas com algumas alterações:

- todos os catequistas se comprometem a contactar com os pais dos elementos do seu volume de catequese para combinarem qual a melhor forma (online) de desenvolverem os seus encontros;

- promover a catequese familiar; mesmo existindo uma sessão de catequese, podem haver conteúdos que serão interessantes partilhar e desenvolver em família;

- programar o natal: cada catequisando ficará com a missão de arranjar uma peça feita por si para enfeitar o presépio da nossa igreja.

Não é naturalmente o início de ano que desejaríamos para a catequese da nossa paróquia, mas neste momento o compromisso para com o bem-estar de todos se impõe, sabendo que todos nós somos responsáveis também pelos outros.

Entregamos, uma vez mais, nas mãos do Pai do céu as nossas vidas e a daqueles que amamos, pedindo que a todos nos livre deste vírus.