Bênção das Velas

Publicado a 29 de outubro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

Aproximam-se duas datas muito significativas na sociedade portuguesa em geral e para os católicos em particular: a solenidade de Todos os Santos, a 1 de novembro, e a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, no dia seguinte. Dois dias tão significativos, onde se celebra a esperança cristã na vida eterna, da vitória de Cristo sobre a morte.

No contexto atual de pandemia, achou-se por bem não celebrar a Santa Missa no cemitério, por não haver garantia de podermos assegurar o pleno cumprimento das normas recomendadas pela CEP e pela DGS. Uma vez mais, uma decisão que coloca a vida das pessoas em primeiro lugar, embora sabendo o sofrimento que tal decisão possa provocar em muitos. Não deixaremos de rezar pelos nossos defuntos, mas iremos fazê-lo de forma segura, dentro da igreja.

No domingo dia 1 de novembro, pelas 9h00 e pelas 11h00, teremos na Igreja Matriz de Alhos Vedros a celebração da eucaristia. Nelas iremos benzer as velas, que poderão depois ser levadas ao cemitério, à sepultura dos nossos irmãos falecidos, como sinal da esperança na vida eterna que a todos nos move. A experiência cristã nasce precisamente de um túmulo vazio, que nos traz a certeza de que Cristo é Senhor da vida e da morte. Também no dia 2, dia de Todos os Fiéis Defuntos, teremos na Igreja Matriz a celebração da eucaristia às 17h00.

Fazemos nosso o apelo feito na nota “Avivar a chama da Esperança” do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, do último dia 12 de outubro, para que todos aqueles que visitam os cemitérios nesses dias o possam fazer com responsabilidade, cumprindo as recomendações de segurança já conhecidas, nomeadamente o uso de máscara, a desinfeção das mãos e o evitar ao máximo o contacto entre os presentes. Cuidar do irmão é também um gesto de amor.