Paróquia presente na homenagem a D. Manuel Martins

Publicado a 27 de outubro de 2020 por Padre Nuno Paulo Isidoro Pacheco

No dia da sua Ordenação Episcopal, D. Manuel Martins afirmou: “Nasci Bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor. Aqui proclamarei o Cristo vivo – que veio e está no meio de nós - o único que pode alicerçar na fraternidade, a sociedade justa que é a aspiração angustiante de todos nós”.

Há 45 anos (26-10-1975) estive na Igreja de Santa Maria em Setúbal onde, juntamente com muitos cristãos de Setúbal, o recebemos com muita alegria e esperança na sua ação pastoral, na recém criada diocese de Setúbal (a desmembrar-se então do Patriarcado de Lisboa). Vivia-se a revolução e o clima na época era de medo generalizado. Lembro-me que saímos da Igreja debaixo de escolta policial, e a Igreja e os cristãos a custo conseguiram passar a sua mensagem. Logo, logo, granjeou o título de Bispo Vermelho, tal foi a sua ação a favor dos desempregados, dos oprimidos e abandonados e pelas palavras na sua defesa, que proferiu aos poderes instituídos. É interessante constatar que muitos, à direita e à esquerda, que agora lhe cantam loas, à época não o aceitaram. A nível paroquial lembro as suas visitas particulares a miúde, as suas visitas pastorais e as suas homilias que nos transportavam para um mundo mais justo, mais fraterno e mais igualitário. “Tudo na nossa vida é um dom de Deus. E este pensamento inimaginável de Deus para o episcopado foi um dom grandiosíssimo que nunca esperei. Uma graça tão grande, que o tempo que já vivi e o tempo que me resta, não chegarão para eu agradecer. É a última vez que, com certeza, estarei convosco. Quero pedir todas as graças para toda a Diocese, para o seu Bispo, para o seu Povo tão bom, para o seu clero tão grandioso, para o Seminário, para as Instituições Religiosas. Enfim. Para todos!”

Estas foram as últimas palavras de D. Manuel Martins na Sé de Setúbal – Missa Crismal – 13/04/2017

Texto da autoria de Victor Cabral

No dia 26 de outubro de 2020, passados 45 anos da Ordenação Episcopal de D. Manuel Martins, foi inaugurada, no Largo da Sé, uma estátua em sua homenagem, logo após a celebração da eucaristia em ação de graças pela efeméride. A nossa paróquia esteve representada pelos seus párocos, pela Lurdes Pacheco, secretária do Conselho Pastoral Paroquial, e pela Carina Carrilho, Diretora Técnica do Centro Social e Paroquial de Santo André.